segunda-feira, agosto 16, 2010

CURSO PROINFO - ELABORAÇÃO DE PROJETOS - 40h

No curso de hoje fizemos a pesquisa sobre os educadores. Foi muito bom rever o que eles pensavam, pois pudemos transferir para os dias de hoje o que já fazemos ou o que devemos fazer para melhorar a educação.
Irei postar alguns textos pesquisados pelas cursistas.




Suzy e Edmara

John Dewey

O filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a manutenção emocional e intelectual das crianças

Quantas vezes você já ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-los para questionar a realidade? De unir teoria e prática? De problematizar? Se você se preocupa com essas questões, já esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepções de John Dewey, filósofo norte-americano que influenciou educadores de várias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.

Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo ( teoria da verdade ), embora ele preferisse o nome instrumentalismo – uma vez que, para essa escola de pensamento, as idéias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais. No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento – físico, emocional e intelectual.

O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Nesse contexto, a democracia ganha peso, por ser a ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.

OBS: Pragmatismo - teoria segundo a qual a verdade de uma ideia reside na sua utilidade, definindo-se pelo seu êxito. (Dewey)

(http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/john-dewey-307892.shtml)

Ariane
Aldenir

Um comentário: