quarta-feira, julho 21, 2010

PALCO DIGITAL 

Escolas de qualquer lugar do País podem utilizar a cidade como espaço educativo e promover a educação com o objetivo de integrar escola e comunidade, criando uma rede social cujos elos se dão pela arte, pela cultura e pelo entretenimento.

O que é?


Palco Digital é uma plataforma de educação e cultura que conecta escolas e alunos que
desenvolvem blogs como uma experiência de aprendizagem contextualizada, crítica e participativa. A escola, como articuladora de saberes e oportunidades, passa a ser valorizada por ser produtora e promotora de cultura e de protagonismo juvenil, revelando uma nova maneira de se fazer educação.
Cada escola poderá utilizar o Palco Digital como a plataforma que permite a divulgação de todas as suas experiências em um ambiente de aprendizagem colaborativo, crítico e dinâmico, num ambiente de produção de conhecimento e interatividade. Nesse contexto, o objetivo principal da escola que desenvolve o blog é criar espaços de participação social em situações de aprendizagem onde, ao mesmo tempo, são centros de produção e de disseminação da cultura, referência de conhecimento, cidadania e arte, e tem no protagonismo juvenil a sua principal inspiração.
Para isso elas organizam grupos de trabalho formados por alunos voluntários, professores e demais atores da comunidade, levantam oportunidades culturais do seu bairro, da sua cidade, da internet e divulgam as informações que são compartilhadas por escolas de todo o Brasil no www.palcodigital.org.
Ao produzir, selecionar e divulgar informações a respeito do que a cidade oferece na área cultural, a escola passa a ser articuladora de saberes e oportunidades que vão muito além das matérias escolares. Desta forma, as tecnologias digitais da comunicação e da informação ampliam seu alcance e permitem uma nova maneira de aprender e ensinar.
A idéia foi inspirada na experiência de jornalismo comunitário do Catraca Livre, site que reúne o que acontece de cultural na cidade de São Paulo a baixo custo ou gratuitamente. Na prática, uma secretaria de educação, escolas ou de quaisquer instituições comunitárias podem participar.

MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:
http://www.palcodigital.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário