Uma grande aliada para o professor é a tecnologia. Não podemos descartá-la e fingir que não existe, pois ela está aí e veio para ficar.
A tecnologia está presente e é parte integrante da vida de qualquer ser humano deste novo século. A cada dia, a cada hora, novas tecnologias estão sendo criadas e testadas. Fica difícil acompanhar tamanha mudança. Fica difícil identificar os novos inventores.
A utilização do computador está só no começo, visto que apenas uma pequena parcela da população tem acesso a ele e faz seu uso. Mesmo assim, o desenvolvimento da tecnologia foi capaz de provar o grande impacto que provocou e está provocando na estrutura psicossocial do planeta. Pessoas comunicam-se em milésimos de segundo, de um extremo ao outro do planeta, através da internet. Trocam imagens, sons e vídeo. Alguns a usam para promover o bem, outros o mal.
Fica muito difícil acreditar que, nos próximos anos, os professores conseguirão ministrar suas aulas sem o uso das tecnologias presentes, principalmente do computador.
Imaginem o choque para uma criança de classe média, que possui em casa computador, fax, videocassete, microsystem, videogame, DVD, TV a cabo. Ela chega à escola e depara-se com uma sala de aula tradicional, com carteiras e lousa, um professor com um livro na mão, lendo em voz alta, tentando transmitir um capítulo do livro e pedindo para os alunos copiarem texto.
"Que monótono, que matéria chata, que professor chato, que aula parada". Onde está o controle remoto para mudar de canal?
Na verdade, os alunos estão certos em pensar dessa maneira, pois não existe novidade nenhuma nessas estruturas. A instituição e os professores continuam os mesmos sem interatividade nenhuma, sem dinâmica. Evidentemente, não podemos generalizar tal situação visto o enorme investimento de algumas instituições nesse setor.
Várias atividades podem ser trabalhadas junto ao computador e a outras tecnologias para aumentar o nível de interesse e envolvimento dos alunos. Hoje, considero a atividade de pesquisa que a internet proporciona a mais poderosa. Além da possibilidade de trocar informações com novos colegas ao longo da rede, permite a pesquisa de temas específicos. Só devemos tomar cuidado para que não se perca o bom senso e a ética profissional.
Muitos alunos estão sendo orientados para realizar seus trabalhos pesquisando na internet, porém estão sendo mal orientados e, na maioria das vezes, apenas copiam o conteúdo pesquisado, deixando de lado as suas opiniões pessoais e a verdadeira função da pesquisa: desenvolver o senso crítico.
O Blog e o Orkut são exemplos de serviços à disposição para o professor. Existem vários outros serviços que a internet oferece e que podem ser uma poderosa ferramenta de marketing de relacionamento com os alunos.
WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. (...)
Hoje nos correspondemos com o mundo inteiro, em tempo real, enviamos textos, vídeos, sons e fotos, e ainda ficamos impacientes quando a conexão está lenta e temos de esperar alguns segundos.
Essa magnífica ferramenta pode permitir ao professor uma gama de atividades. Podem ser criados grupos de alunos por interesse, pode ser usada para solicitar tarefas escolares usuais, pode ser usada para discussão de conteúdos como tirar dúvidas, para trocar informações, para criar newsletters eletrônicos e muito mais.
(...)
(FONTE: COLOMBO, Sonia Simões. Marketing Educacional - Estratégias e Ferramentas. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 174/175)
A tecnologia está presente e é parte integrante da vida de qualquer ser humano deste novo século. A cada dia, a cada hora, novas tecnologias estão sendo criadas e testadas. Fica difícil acompanhar tamanha mudança. Fica difícil identificar os novos inventores.
A utilização do computador está só no começo, visto que apenas uma pequena parcela da população tem acesso a ele e faz seu uso. Mesmo assim, o desenvolvimento da tecnologia foi capaz de provar o grande impacto que provocou e está provocando na estrutura psicossocial do planeta. Pessoas comunicam-se em milésimos de segundo, de um extremo ao outro do planeta, através da internet. Trocam imagens, sons e vídeo. Alguns a usam para promover o bem, outros o mal.
Fica muito difícil acreditar que, nos próximos anos, os professores conseguirão ministrar suas aulas sem o uso das tecnologias presentes, principalmente do computador.
Imaginem o choque para uma criança de classe média, que possui em casa computador, fax, videocassete, microsystem, videogame, DVD, TV a cabo. Ela chega à escola e depara-se com uma sala de aula tradicional, com carteiras e lousa, um professor com um livro na mão, lendo em voz alta, tentando transmitir um capítulo do livro e pedindo para os alunos copiarem texto.
"Que monótono, que matéria chata, que professor chato, que aula parada". Onde está o controle remoto para mudar de canal?
Na verdade, os alunos estão certos em pensar dessa maneira, pois não existe novidade nenhuma nessas estruturas. A instituição e os professores continuam os mesmos sem interatividade nenhuma, sem dinâmica. Evidentemente, não podemos generalizar tal situação visto o enorme investimento de algumas instituições nesse setor.
Várias atividades podem ser trabalhadas junto ao computador e a outras tecnologias para aumentar o nível de interesse e envolvimento dos alunos. Hoje, considero a atividade de pesquisa que a internet proporciona a mais poderosa. Além da possibilidade de trocar informações com novos colegas ao longo da rede, permite a pesquisa de temas específicos. Só devemos tomar cuidado para que não se perca o bom senso e a ética profissional.
Muitos alunos estão sendo orientados para realizar seus trabalhos pesquisando na internet, porém estão sendo mal orientados e, na maioria das vezes, apenas copiam o conteúdo pesquisado, deixando de lado as suas opiniões pessoais e a verdadeira função da pesquisa: desenvolver o senso crítico.
O Blog e o Orkut são exemplos de serviços à disposição para o professor. Existem vários outros serviços que a internet oferece e que podem ser uma poderosa ferramenta de marketing de relacionamento com os alunos.
WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. (...)
Hoje nos correspondemos com o mundo inteiro, em tempo real, enviamos textos, vídeos, sons e fotos, e ainda ficamos impacientes quando a conexão está lenta e temos de esperar alguns segundos.
Essa magnífica ferramenta pode permitir ao professor uma gama de atividades. Podem ser criados grupos de alunos por interesse, pode ser usada para solicitar tarefas escolares usuais, pode ser usada para discussão de conteúdos como tirar dúvidas, para trocar informações, para criar newsletters eletrônicos e muito mais.
(...)
(FONTE: COLOMBO, Sonia Simões. Marketing Educacional - Estratégias e Ferramentas. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 174/175)
Nenhum comentário:
Postar um comentário