terça-feira, setembro 21, 2010

Pesquisadora da PUC-SP fala sobre a tecnologia na sala de aula

Pesquisando sobre Tecnologia Educacional na Revista Nova Escola, online, encontrei esta reportagem. Como acho esta Pesquisadora muito boa, gosto muito de seus textos, vou colocá-la neste meu espaço.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas

Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo", explica. Nesta entrevista para NOVA ESCOLA, a especialista no uso de novas tecnologias em Educação, formação docente e gestão falou sobre os problemas na formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar.

O que é o webcurrículo?

MARIA ELIZABETH BIANCONCINI DE ALMEIDA É o currículo que se desenvolve por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente mediado pela internet. Uma forma de trabalhá-lo é informatizar o ensino ao colocar o material didático na rede. Mas o webcurrículo vai além disso: ele implica a incorporação das principais características desse meio digital no desenvolvimento do currículo. Isto é, implica apropriar-se dessas tecnologias em prol da interação, do trabalho colaborativo e do protagonismo entre todas as pessoas para o desenvolvimento do currículo. É uma integração entre o que está no documento prescrito e previsto com uma intencionalidade de propiciar o aprendizado de conhecimentos científicos com base naquilo que o estudante já traz de sua experiência. O webcurrículo está a favor do projeto pedagógico. Não se trata mais do uso eventual da tecnologia, mas de uma forma integrada com as atividades em sala de aula.

O uso das TICs facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos?

MARIA ELIZABETH Sim, pois estamos falando de diferentes tecnologias digitais, portanto de novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas. Esses estudantes já chegam com o pensamento estruturado pela forma de representação propiciada pelas novas tecnologias. Portanto, utilizá-las é se aproximar das gerações que hoje estão nos bancos das escolas.

texto retirado do site da Revista Nova Escola, online.
Acesse o conteúdo no edereço:

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/entrevista-pesquisadora-puc-sp-tecnologia-sala-aula-568012.shtml

12 comentários:

  1. Eu achei muito interessante, pois comenta que os alunos chegam na escola com vários conhecimentos sobre a Internet,e se a aula for preparada com assuntos interessantes vai ter mais rendimentos para os alunos e para o professor.

    Beijos!
    MarliM.Souza
    28/09/2010

    ResponderExcluir
  2. Bom sempre há uma luz no fim do túnel, quando o assunto é aprendizagem. Concordo plenamente com o assunto abordado na entrevista tendo em vista que o uso das mídias digitais atualmente está tornando o ensino dinamico. Nós professores devemos estar atentos à esta realidade.
    Joelma- turma A

    ResponderExcluir
  3. oi teka,
    eu gostei da entrevista e percebi que as professoras de Itanhaém estão percorrendo um caminho certo. Os cursos de informática estão se tornando indispensáveis para o nosso trabalho com as crianças.
    Cristiane

    ResponderExcluir
  4. lendo a entrevista percebi que estou no caminho certo e que mesmo sem perceber já utilizávamos as tecnologias para enriquecer nossas aulas e apresentações em conselhos e reuniões, é praticamente impossível não se utilizar das tecnologias nos dias de hoje e sabendo uzá-las estaremos ajudando não só os nossos alunos mas também a nós mesmas pois é necessário estar em crescimento profissional sempre.

    ResponderExcluir
  5. Integrar as tecnologias com as atividades em sala de aula ainda pode ser um desafio, mas por outro lado, essa linguagem já faz parte da vida de muitas crianças e por isso até facilita o interesse delas com relação ao conteúdos. Assim,é possível aproximar as tecnologias da aprendizagem significativa e o professor será o mediador disso.
    Bjos
    Ariane Stanchi

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Maria Elizabeth quando diz que devemos utilizar as tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico, lembrando que esse uso deve contribuir para a aprendizagem e levar em conta o que os alunos trazem consigo de experiências e também dúvidas e curiosidades. Assim, o interesse deles parte do que já conhecem, juntamente com a tecnologia que chama a sua atenção.

    beijinhos...
    Aldenir

    ResponderExcluir
  7. Sabemos o quanto é importante nos dias de hoje apropriar-se das tecnologias. Nossas crianças já crescem tendo esse contato. Na escola é onde elas podem interagir com essa tacnologia e aprender. Só depende do professor fazer uso dela em prol da aprendizagem e da interação que deve ocorrer, aproximando os alunos do mundo tecnológico e do conhecimento.
    MAGALI ZACH

    ResponderExcluir
  8. Olá Teka,
    Gostei muito da entrevista. O que temos que perceber é isso mesmo que a informatização faz parte da vida dos nossos alunos assim como a nossa, talvez eles estejam mais instruidos do que nós. Devemos acompanhá-los e capacitar-nos para tal.

    Bjosss

    ResponderExcluir
  9. Usar uma ferramenta indevidamente, não só a desvaloriza
    como não será possível atigir o objetivo. Fazer por fazer constitui tempo perdido. Por isso, os profissionais da educação devem se preparar para que suas aulas sejam realmente aproveitadas pelos alunos.
    Somente desta maneira, a tecnologia proporcionará um conhecimento cada vez mais avançado. Beijos...
    KATIA G. RODRIGUES

    ResponderExcluir
  10. Célia Anisia C. B. Santos.

    As tecnologias só fazem contribuir para o trabalho do educador, inclusive na qualidade dos conteúdos, com uma gama maior de informações. Concordo e compreendo que esta geração possui uma facilidade em manipular tais ferramentas e acredito ser importante que nós professores estejamos integrados nesse processo, facilitando a aproximação com o aluno, proporcionando a troca de experiência e acrescentando novidades.
    Beijos Teka...
    Célia Anisia C. B. Santos

    ResponderExcluir
  11. Nossos alunos não tem medo de "mexer" nas tecnologias, essa é a grande diferença entre nossos alunos e nós "arcaicos" professores , que temos medo de mexer nas novidades. A junção das tecnologias e do currículo soma a aprendizagem e o desenvolvimento "nos bancos da escola"
    ♥♥SÿlËnë♥♥

    ResponderExcluir
  12. O conhecimento das TICs pelos alunos facilita o processo ensino-aprendizagem, provoca a procura pelo conhecimento e a integração escolar contribuindo para o ensino aprendizagem, do aluno e a união professor/aluno. As experiências que os alunos trazem, nos ajudam a elaborar novas atividades.
    bjokas flor...
    Angela Sílvia

    ResponderExcluir