As características que podem ser encontradas nesses alunos com necessidades especiais na área de condutas típicas variam desde os distúrbios sociais leves até distúrbios mais graves, geralmente com deficiência intelectual.
Ressaltamos que condutas típicas é um termo utilizado na área educacional, sendo que, na área da saúde, o autismo está classificado como Transtornos Globais do Desenvolvimento, descrito como:
Grupo de transtornos caracterizados por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, esteriotipado e repetitivo. Estas anormalidades qualitativas constituem uma característica global do funcionamento do sujeito em todas as ocaciões. (CID-10, 1993).
Alguns autores classificam o autismo segundo as competências ou características intelectuais, como de dois tipos:
- Alto funcionamento (ou Síndrome de Asperger): as pessoas são capazes de acompanhar o currículo do ensino comum, falar, desenvolver-se em uma profissão e criar vínculos afetivos;
- Baixo funcionamento: acompanhado de deficiência intelectual, ausência de fala e de contato visual, sem demonstrar interesse pelas pessoas ou pelos objetos.
Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil)
Microsoft | Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário