Em tempos de Internet, a necessidade de encontrar formas de avaliação adequadas às novas práticas pedagógicas surge com mais premência. O como e o o quê avaliar apresentam-se como desafios maiores do que sempre foram.
Vamos tomar como exemplo uma das atividades mais comuns na Internet: a pesquisa.
Se o aluno procura informações sobre o que é ser cidadão e digita "cidadão" no Google, encontra aproximadamente 32.000.000 resultados em 0,25 segundos.
Diante dessa oferta de informação em quantidade e velocidade assustadoras, como avaliar a tarefa?
Como avaliar o resultado final dos esforços dos alunos?
Aqui estão alguns subsídios para se pensar uma avaliação adequada desse tipo de atividade que usa a Internet como recurso.
Ao propor a tarefa aos alunos,apresentar claramente tema e subtemas a serem pesquisados;
• relacioná-los a interesses ou objetivos dos alunos;
• descrevê-los de maneira instigante e envolvente;
• relacioná-los a projetos em andamento na escola;
• considerar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto;
• explicitar conceitos ou princípios importantes que não podem deixar de ser abordados na pesquisa;
• preparar esses alunos para a pesquisa sobre o tema e anunciar o ponto de chegada dessa tarefa.
Diz o ditado popular que o combinado não sai caro. Para avaliar adequadamente o desempenho dos alunos, combinar com eles o que se espera como resultado da atividade de busca. Veja os exemplos abaixo:
• Compreensão de páginas da web e resposta escrita ou oral a algumas questões.
• Produção de texto.
• Análise de informações.
• Articulação de informações obtidas em diferentes fontes.
• Síntese de variadas fontes de informação.
• Citação completa das fontes.
• Formulação de questionamentos.
• Relatório do caminho percorrido durante a pesquisa e critérios utilizados para a seleção das fontes.
• Formação de opinião para argumentação em debate.
• Produto criativo.
Outras dicas para facilitar a avaliação dos alunos, ou a auto-avaliação:
• Divulgar amplamente os critérios para atribuição de nota ou comprovação de índice de sucesso.
• Discutir objetivamente esses critérios com os alunos.
• Criar mecanismos para registros de observação, para que se possa avaliar motivação, objetividade, interesse e determinação durante a realização da pesquisa.
Em resumo, é importante que essa avaliação reflita uma boa e sensata prática didática. Nada diferente dos "velhos tempos" quando não havia Internet, mas havia também bom senso e competência do professor.
Bom trabalho a todos!
Fonte: http://lousadigital.blogspot.com.br/
Itanhaém, 11 de abril de 2012
Encontro de capacitação da lousa digital
Teka Pitta
Nenhum comentário:
Postar um comentário