Ouve-se muito falar na “Sala de Aula do Futuro” ou “Sala de Aula Inteligente”, e o Brasil ainda oferece para seus alunos salas de aulas totalmente incompatíveis com o momento que vivemos. Estamos na era da informação, da interação e da construção do conhecimento cooperado. E nossas escolas ainda não oferecem lousas interativas para seus alunos.
Na semana passada, eu estive no Colégio que estudei há 25 anos e a sala de aula continua exatamente como era quando eu estava lá: com o velho quadro-negro e nada mais.
No 9° Congresso da Escola Particular Gaúcha, o doutorando em Engenharia do Conhecimento e Mestre em Educação Científica e Tecnológica – Cassiano Zeferino Carvalho Neto – ressaltou que, para a escola estar em sintonia com os seus alunos, é preciso absorver as mídias que fazem parte do dia-a-dia do estudante.
Sala de Aula Inteligente é um conceito de interação, em que o quadro-negro dá espaço para a lousa interativa fazer a gestão da informação digital; o laboratório de informática está na sala de aula; a informação está presente com mais detalhes e conectada à internet.
Neto explicou que é importante para o aluno hoje ser capaz de construir um futuro, aprender a aprender, ser capaz de construir conhecimento, criar autonomia e autoria. Com este processo o aluno começa a se expandir.
Como seremos competitivos se nossas salas de aula ainda usam giz-de-cera?
Adriane Lengler
fonte: http://www.blogdocomputador.com.br/salas-de-aula-inteligente-ja/
em 14 de março de 2012