quinta-feira, abril 29, 2010

AULA PARA A INCLUSÃO

A inclusão está presente em todas as escolas, sabemos que ainda temos muito o que aprender, principalmente para a utilização no laboratório de informática. Estamos pesquisando, junto aos professores, alternativas para que os alunos possam ir ao laboratório e ser proveitoso (e gostoso).
Fiz algumas sugestões para utilização no laboratório de alguns alunos da escola Elga Reis.
Conversei com as professoras, vendo a necessidade de cada um. Com a experiência de sala de aula e destes anos que estou na Informática Educacional, fiz um plano de um mês. Claro que são sugestões e que devem ser revistas a cada dia, para verificar se está sendo viável ou não.
Vou colocar aqui uma delas, quem sabe não pode ajudar alguém!! Se tiverem sugestões, também serão muito bem aceitas.
Obrigada


INFORMÁTICA EDUCACIONAL
PROFESSORA ORIENTADORA MARIA ANGELICA PITTA

PLANO DE AULA PARA xxxx - MÊS DE MAIO

Silábica sem valor

Para esta aluna necessitarão fazer algumas atividades antes, deixando pronta para quando ela for utilizar.
O monitor pode auxiliar procurando as figuras e também fazendo no Excel a seqüência numérica.
Lembrar de colocar o monitor mais para frente, o mouse mais perto (ou na mesa específica para sua cadeira ou com uma tabua apoiada na cadeira). Lembrar também de aumentar muito a fonte.



4
Com auxílio do teclado
digitar o nome dela, depois as letras do alfabeto. Imprimir.
7
Utilizar o Paint – deixar que ela exploro livremente. Peça depois para ela pintar os espaços vazios. Imprimir.
11
Com auxílio do teclado
digitar o nome dela, depois as letras do alfabeto. Imprimir.
14
Procurar gravuras de animais, colar no word, pedir que ela escreva, no teclado, a primeira letra do desenho.imprimir.
18
Com auxílio do teclado
digitar o nome dela, depois as letras do alfabeto. Imprimir.
21
Fazer no excel uma seqüência numérica, com lacunas. Pedir para ela completar, utilizando o teclado.
Selecionar quantidades pequenas, pedir para ela contar e digitar a quantidade (número).
24
Escrever a inicial dos desenhos ( brinquedos).
28
No paint, fazer círculos e pinta-los.
Tentar desenhar uma figura.


OBS. Este plano foi elaborado a partir das informações dada pela professora xxxxxx, sobre as dificuldades da aluna.
São sugestões, que observadas atentamente, deverão ser modificadas se a aluna não estiver tendo evolução.

Itanhaém, 30 de abril de 2010
Maria Angélica Pitta

Nenhum comentário:

Postar um comentário