sexta-feira, outubro 17, 2008

Curso Inclusão Digital - Softwares Positivo

DIA 06 DE OUTUBRO DE 2006

Estava muito ansiosa para o primeiro dia do curso, porém foi mais fácil do que eu esperava, não sei se o fato de ter vindo somente dez pessoas me deixou mais segura. Não sei se o número reduzido de pessoas tem a ver com a chuva, pois chovia muito.

Iniciei o curso me apresentando e também sabendo de onde os professores eram e seus nomes, a maioria já conhecia.

Falei sobre o primeiro comando na sala, que o professor deve fazer a todos, para que eles possam saber o que vão fazer, e foi o que eu fiz. Antes de mostrar o software do Buzz, mostrei a eles tudo o que iriam encontrar, pedi que observassem bem e que vissem para que idade, ou se aquela atividade seria adequada para os alunos que tinham neste ano. Com cartazes, feitos anteriormente, fui apresentando ícone por ícone e dando uma explicação geral do que iriam encontrar.

Após eu ter feito a explicação iniciei o CD, pedindo que todos abaixassem o som, deixando somente um computador com o volume alto, assim todos poderiam escutar e entender melhor o que estava sendo falado. Não deixei livre, fomos todos seguindo o mesmo passo, para que pudesse ir de grupo em grupo tirando as dúvidas e vendo o que eles estavam achando, se achavam interessantes e se poderiam utilizar como parte do conteúdo que eles aplicam na sala. Nisto já deixava claro para eles que, como professores, eles também deveriam direcionar, na maioria das vezes, o que os alunos estavam vendo, para que não deixassem eles a vontade, sem nenhum objetivo no que estavam vendo. Claro que existem momentos que os alunos irão explorar o que quiserem, mas mesmo isto, deverá ter um objetivo.

Na hora do “intervalo” sentimos muito a falta de um lanche, muitos reclamaram, tentarei providenciar algo para a próxima, o que será difícil.

Na volta começamos com a matemática, mas antes também apresentei um cartaz, com tudo o que continha no programa, dando uma breve explicação. Deixei que eles explorassem cada um dos ícones, pedindo que mudassem de nível e que concluíssem o que haviam começado.

Nas duas explicações preliminares dos softwares, pedi que se alguém já tivesse trabalhado com eles, que passassem para os outros, dando algumas sugestões. Duas pessoas conheciam, mas não haviam trabalhado com os alunos.

As professoras do Pré observaram que tem alguma coisa que elas podem utilizar, principalmente em matemática, o jogo da memória.

Terminamos os softwares do programa e como ainda dava um tempinho, mostrei para os professores a mesa alfabeto, para que eles conhecessem a nova formatação, que é muito interessante. Alguns professores ficaram frustrados quando disse que não dava pra colocar o mesmo software, nas mesas antigas.

Ao final distribui a apostila, reforçando para que eles lessem e pensassem em atividades que pudessem utilizar com os alunos.

O curso foi bem interessante e creio que dei conta do recado direitinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário