segunda-feira, novembro 22, 2010

BLOG DOS ALUNOS DA E. M. MARIA GRACIETTE

Chegou ao fim o projeto de criação de blog, que foi feito na escola. As crianças foram fantásticas e já estão esperando o próximo ano....

PARABÉNS A TODOS.

Aos alunos, ao monitor Jeff, que teve muito carinho, paciência e boa vontade em ajudar, a professora Marlene, que "topou" o trabalho!!!


acessem o blog para conhecer ou rever o trabalho deles.
http://projetoalunosgraciette.blogspot.com/

CRIANDO NO PAINT

Estava na escola E. M. Elga Reis, fazendo uma visita e ao entrar no laboratório vi o aluno TITO do 4º ano A fazendo um desenho no Paint. Fiquei surpreendida com os detalhes e na criatividade dele. Após ele terminar, deixamos o desenho como plano de fundo da tela e também pedi que a cada dia que fosse desenhasse em um computador, assim teríamos vários desenhos dele registrado para que os outros alunos pudessem ver.



quinta-feira, novembro 18, 2010

LIVRO DE HISTÓRIA

Fuçando na Internet encontrei um site bem interessante, que tem vários livros animados.
Como estou preparando uma oficina de Informática Educacional, vou utilizar o livro "A princesiha sem nome".



Endereço do site, lá vocês encontrarão vários livors animados.
http://www.livroclip.com.br/

terça-feira, novembro 16, 2010

AULA DE GEOMETRIA NA E. M. ELGA REIS


Hoje assisti um pouco da aula dos terceiros anos e vi que estavam trabalhando com geometria, vendo a diferença entre figuras planas e sólidos geométricos.. como adoro este tipo de trabalho, tirei fotos e vou publicar. As professoras Vera e Rita estavam muito empenhadas em conseguir mostrar esta diferença.

quinta-feira, novembro 11, 2010

AUXILIANDO A MARYNA

Na escola Elga Reis, temos a Maryna, uma aluna do 4º C, que é muito mais que especial. Já havia feito um slide para que a professora trabalhasse com ela a questão do reconhecimento das letras, aliás foi meu primeiro trabalho criado para um aluno. Ontem tive a oportunidade de sentar com ela e ver o seu conhecimento com o computador.


Coloquei o KID PIX e deixei que ela desenhasse, mudando de cor e criando seus desenhos. Reconheceu todas as cores que utilizou e também digitou seu nome corretamente. Depois disto fiz algumas atividades, no próprio software, com "caminhos", para que ela levasse a fada até o castelo. Pude ver que tem uma boa coordenação com o mouse e também que ela gostou bastante da atividade.

AULA NA E. M. ELGA REIS

Ontem estive na escola para visitar e assisti a aula da professora Ivany, 4º C. Está sendo trabalhado pela escola o PROJETO AFROBRASILIDADE. Esta série ficou com a pesquisa e confecção de máscaras e seus significados.
No laboratório os alunos foram pesquisar os tipos de máscaras e suas histórias. Em sala de aula já iniciaram a confecção, com bexiga e jornal. Agora com a pesquisa vão poder dar o acabamento em cada uma delas. Depois de prontas irão fazer um texto informativo, que irão digitar no editor de texto.
Foi muito interessante ver os alunos descobrindo a grande variedade de cores e seus significados.

segunda-feira, novembro 08, 2010

O QUE DÁ CERTO E O QUE NÃO DÁ NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Confiram o que devemos fazer para que nossas aulas sejam produtivas no laboratório de Informática. Não basta só deixarmos os alunos utilizarem os computadores...

Assim dá certo

1 Escolher conteúdos
Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados na sala de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta mais seguro na hora da aula.

2 Selecionar programas
Com o conteúdo escolhido, é hora de encontrar os programas e sites mais apropriados para atingir as metas de aprendizagem. Se a aula é de redação, um editor de textos é uma boa opção.

3 Fazer o roteiro da aula
Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualização do conteúdo estudado e de troca de informações. Isso evita a dispersão.

4 Incentivar a interação
Os alunos devem interagir para construir conhecimento. Para tanto, que tal criar blogs, e-mails e fóruns?

5 Usar jogos educativos
Os desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam os jovens e complementam a aula de forma lúdica.

6 Explorar o audiovisual
A internet e os programas educativos oferecem vídeos e animações que favorecem o aprendizado. Use-os!

7 Permitir que o aluno crie
Publicar textos em blogs ou sites e fazer apresentações em slides torna o estudante produtor de conteúdo e de conhecimento.

8 Evitar a desatenção
Para a turma não perder o foco da aula, vale bloquear o acesso a sites de relacionamento, salas de bate-papo e programas de mensagens que não sejam coerentes com o conteúdo ensinado.

9 Criar espaço lúdico
Todos precisam ficar à vontade na sala de informática. Por isso, coloque nas paredes cartazes, mapas, ilustrações e trabalhos dos alunos, criando um ambiente acolhedor e rico em informações.

10 Preparar-se bastante
Você se sentirá mais seguro na sala de informática se aprender a usar a máquina, a internet e os programas básicos. Além disso, terá melhores resultados.


Assim não dá

1 Dar aula só de informática
O objetivo das aulas na sala de informática não deve ser formar técnicos, mas melhorar o aprendizado. Por isso, evite o uso do espaço apenas para ensinar a operar programas.

2 Não ter planejamento
A falta de objetivos claros faz com que tanto professor como alunos percam o foco, comprometendo o aprendizado.

3 Achar que a turma sabe tudo
Embora os jovens sejam espertos quando o assunto é informática, é um erro supor que todos dominem as ferramentas com a mesma destreza. Não deixe de ensinar como operar os programas básicos. Dessa forma, os menos plugados conseguirão acompanhar as aulas.

4 Usar a sala para distração
Computador na escola tem de estar voltado somente para a aprendizagem. Se a garotada usar o laboratório no período entre aulas, vai associá-lo somente ao lazer.

5 Liberar o entretenimento
Sites de relacionamento, download de músicas e jogos eletrônicos dispersam o aluno durante a aula

6 Deixar os alunos sozinhos
Sem mediação, eles iniciarão bate-papos e ainda poderão acessar conteúdos impróprios.

7 Censurar demais
Se for para encontrar páginas e ferramentas sobre o tema da aula, não cerceie a liberdade da turma na hora de navegar na internet.

8 Ter poucas máquinas
As atividades ficam prejudicadas quando os estudantes não usam o computador de forma igualitária. O ideal é ter um equipamento para cada dois alunos. Assim, todos terão a chance de operá-lo durante a aula.

9 Ver o micro como rival
Se você tiver medo da tecnologia e dos avanços que ela traz, jamais vai enxergá-la como uma fonte de conhecimento e informação. Quando bem utilizada, a tendência é que ela vire aliada, em vez de concorrente.

10 Usar equipamento ruim
Computadores muito lentos e defasados sempre causam frustração e perda do interesse por parte dos alunos. Evite-os.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/