segunda-feira, agosto 30, 2010

4º ENCONTRO - ELABORAÇÃO DE PROJETOS - PROINFO

O QUE É PROJETO?

Esta apresentação de slides foi copiada de uma outra apresentação que encontrei na internet, no SLIDESHARE.NET.
No power point do 3º encontro tem o endereço completo.

REUNIÃO NO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Sexta-feira, dia 27 de agosto, recebemos o mais novo integrante da Equipe de Informática Educacional, o técnico em informática Artur. Ele será mais um apoio, estará atuando junto às nossas necessidades para tentar solucionar os problemas técnicos dos laboratórios das escolas. Um outro técnico que também estará atuando junto a equipe é o Osmar, que já trabalha com a assistência técnica nas escolas municipais.

Sejam bem-vindos!!!

3º ENCONTRO - ELABORAÇÃO DE PROJETOS - PROINFO

AULA NA E. M. ELGA REIS


Hoje, 30 de agosto, em visita à escola observei a aula do professor Manoel, 3° A. Os alunos estavam trabalhando com o software de Matemática, utilizando o AUDITÓRIO para realizar operações de subtração. Este jogo é muito interessante para desenvolver o raciocínio. Os alunos participam com bastante atenção e entusiasmo.

NOVA MONITORA DE INFORMÁTICA


Estamos com mais uma monitora de Informática Educacional. A E. M. Olga Lopes vai inaugurar o laboratório de informática, do PROINFO, e terá como monitora a Marcia. Estive na escola para orientá-la sobre sua função. Percebi que é muito interessada e está ansiosa para começar o trabalho com os professores e alunos.

Seja bem-vinda à equipe.

sábado, agosto 21, 2010

AULA NA E. M. MARIA GRACIETTE

Em visita à escola, esta semana, pude observar os alunos do Pré II, da Professora Cátia, utilizando os computadores. Eles entraram no site da Turma da Mônica, para pintarem cenas. O entusiasmo foi grande e não queriam ir embora do laboratório.

NOVA MONITORA DE INFORMÁTICA NA E. M. WALTER ARDUINI


Na quarta-feira, 18/08, estive na escola para dar orientações para a nossa nova monitora, Jayce. Seja bem-vinda ao nosso grupo. Tenho certeza que este trabalho vai ser gratificante para você, pois estará vendo de perto a realidade e as conquistas da profissão de professora, já que está estudando para ser uma colega de profissão.

ORIENTAÇÃO NA E. M. OLGA LOPES

Estive na escola, na quarta-feira, 18/08, para dar as primeiras orientações para os professores utilizarem o laboratório de informática com seus alunos. Esta escola recebeu o laboratório do PROINFO e, logo, logo, estarão utilizando com seus alunos. Os professores estão ansiosos para o início.
Como conversei com as professoras, nos primeiros dias, terão que fazer atividades para que os alunos se familiarizem com o equipamento, para deixá-los mais a vontade com sua utilização, visto que a maioria dos alunos não tem contato com ele. Depois, vão partir para a utilização pedagógica, com atividades criativas dos conteúdos trabalhados.

PROINFO - ELABORAÇÃO PROJETOS - Turmas A e B

ELABORAÇÃO DE PROJETOS - Proinfo

Como atividade do primeiro encontro, os cursistas deveriam escrever o seu projeto.


Quero ser professora!

Tudo começou de um belo amor entre João e Martha. Foi mesmo amor a primeira vista. Logo veio o casamento e com ele os filhos... eu fui a terceira a usufruir de um ventre tranqüilo, acolhedor e principalmente cheio de amor. O tempo passou, muita coisa aconteceu, e eu... bem tive que “andar com minhas próprias pernas”.
A adolescência “foi um barato” – me lembro do carinho! Lembro-me ainda da certeza de um futuro bom, cheio de boas venturas e sucessos. Começaram então os estudos. A dificuldade em cursar o maravilhoso magistério, já me dava o indício, que meu futuro seria ser professora. Na dificuldade do dia-a-dia, era trabalho-escola-trabalho-escola... Eu venci! Depois de formada no magistério corri para fazer uma faculdade – tentei USP, mas claro, como muitos, não consegui... o jeito foi trabalhar um pouquinho mais e entrar numa faculdade particular (que naquela época, era muito caaaaaaaaaro). Foram quatro anos difíceis e mais uma vez venci. Nunca desisti do sonho de ser professora. Nesta época, minha vida mudou radicalmente com a chegada da minha filha 0 foi um momento mágico!
Comecei a batalhar escolas públicas, particulares, aqui, ali, lá... Percebi que a minha especialização já não era mais tão essencial nas escolas, parti então para a segunda faculdade. Foi, como a primeira, bem difícil.
Dei aulas no Estado, particulares, Municípios... tenho certeza que gosto do que faço, nem sei se faço tão bem como gostaria (talvez o tempo...) mas tento dar o melhor e claro corro atrás das novidades, cursos, palestrar. Tudo para me atualizar e sempre estar “plugada” nas reais mudanças do nosso setor.
Ainda espero ter a sala ideal, sem problemas de aprendizagem, sem problemas sociais, sem conflitos e principalmente (e por que não) um bom salário.

AMO ser professora

Sylene Scencio

Proinfo - ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Meu Projeto Profissional/Pessoal

Todo ser humano tem um projeto de vida, pois sem ele não tem como se programar, se planejar para que no futuro olhe para traz e sinta orgulho de si mesmo pelas conquistas na sua vida.
Mas a vida não é feita apenas de conquistas, passamos por vários obstáculos para conseguir tudo que desejamos.
E comigo não foi diferente, sempre sonhei em ser professora, estudei, fiz vários concursos públicos, mas sempre tinha algo para me testar, não desisti e continuei.
Quando eu tenho um objetivo, vou atrás dos meus sonhos.
Hoje estou muito feliz, sou graduada em Pedagogia, efetiva como professora substituta, mas ainda tenho muitas coisas para conquistar.
Vou seguir em frente, fazer uma pós-graduação, e lutar para ter minha própria sala de aula. Para isso, estou sempre fazendo cursos, me atualizando a cada dia que se passa.
O mais importante é que têm pessoas maravilhosas em minha volta, como minha família e meus amigos, pois tenho certeza que tudo que eu consegui até hoje não foi sozinha, sempre teve alguém ao meu lado me apoiando.
Deixo uma mensagem:


Nunca desista dos seus sonhos, dos seus objetivos. Se tiver alguma perda durante sua caminhada, ergue a cabeça e siga em frente.

Marli M. Souza
16/082010

sexta-feira, agosto 20, 2010

MEU PROJETO DE VIDA

No curso do Proinfo, ELABORAÇÃO DE PROJETOS, uma das atividades era relatar um projeto pessoal. Vou colocar o da Professora Joelma.. Leima, ficou muito interessante.

MEU PROJETO DE VIDA - Joelma Carneiro Diogo

Falar de projetos é muito fácil se fizermos a relação com a nossa prática. Mas com relação a nossa vida é meio complicado, pois faz a gente pensar se as coisas estão realmente dando certo ou até mesmo acontecendo do jeito que a gente quer.
Bom, com 13 anos eu li um livro chamado “A Ira dos Anjos” e a partir daí tracei o projeto de vida no qual estava o objetivo principal de fazer a faculdade de Direito.
Nesta época estava no ginásio, preparando-me para fazer o colegial. Entre outras opções fui obrigada a cursar o magistério, mas com uma nova proposta de ensino, o Cefam. Por quatro anos estudei muito, mas ainda sim, o meu projeto continuava sendo o curso de Direito. Como não tinha condições financeiras condizentes com este objetivo, tive que ingressar na carreira do magistério pois, era formada e tinha a profissão de professora. Desta vez a escolha era somente minha e então bati o pé para estudar a faculdade que almejei durante 6 anos. Fiz vestibular, passei numa boa e cursei a faculdade. A dificuldade me acompanhou durante os 5 anos do curso em função das condições financeiras, as quais nunca favoreceram minha escolha. Mas cinco anos passaram depressa, quando penso nisto. O momento da formatura amenizou todos os anos de dificuldades. Consegui concretizar meu primeiro projeto de vida. Depois disso as expectativas foram se tornando realidade, e assim passei a abraçar o mundo de uma forma mais feliz, sem contrapesos. Continuei e continuo lecionando pois esta é a minha primeira profissão e a respeito, pois foi a partir dela que concretizei meu projeto. Também aprendi a gostar do que fazia e acreditava e acredito na minha responsabilidade com relação a esta profissão, apesar de todas as adversidades. Acredito que hoje, o meu grande projeto de vida seja ter uma vida feliz e plena. As dificuldades sempre existem, não nego. A cada passo novos objetivos são traçados e eles sempre nos levam a isto e se conseguirmos fazer com que as pessoas ao nosso redor estejam e sejam felizes, já estamos alcançando parte dos nossos objetivos. Vejo que agora a vida é mais aprazível. Deus tem sempre grandes planos para nós quando nos dá a vida. Cabe a cada um fazer as escolhas e trilha-la de uma forma que nos traga felicidade e que faça com que esta felicidade se reflita em todos a nosso redor.

terça-feira, agosto 17, 2010

ELABORANDO PROJETOS/PROINFO 40h - 2º ENCONTRO

Este é a apresentação da TURMA A, com as principais ideias dos educadores estudados. Como já disse, foi uma discussão muito boa.

ELABORANDO PROJETOS/PROINFO 40h - 1º ENCONTRO

segunda-feira, agosto 16, 2010

CURSO PROINFO - ELABORAÇÃO DE PROJETOS - 40h

No curso de hoje fizemos a pesquisa sobre os educadores. Foi muito bom rever o que eles pensavam, pois pudemos transferir para os dias de hoje o que já fazemos ou o que devemos fazer para melhorar a educação.
Irei postar alguns textos pesquisados pelas cursistas.




Suzy e Edmara

John Dewey

O filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a manutenção emocional e intelectual das crianças

Quantas vezes você já ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-los para questionar a realidade? De unir teoria e prática? De problematizar? Se você se preocupa com essas questões, já esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepções de John Dewey, filósofo norte-americano que influenciou educadores de várias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.

Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo ( teoria da verdade ), embora ele preferisse o nome instrumentalismo – uma vez que, para essa escola de pensamento, as idéias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais. No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento – físico, emocional e intelectual.

O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Nesse contexto, a democracia ganha peso, por ser a ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.

OBS: Pragmatismo - teoria segundo a qual a verdade de uma ideia reside na sua utilidade, definindo-se pelo seu êxito. (Dewey)

(http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/john-dewey-307892.shtml)

Ariane
Aldenir

AULA NA E. M. ANA CÂNDIDA

Quinta-feira, 12 de agosto, estive na escola para uma visita. A professora Mahirce, do Pré II, utilizou o laboratório com seus alunos para verificarem sobre o folclore, utilizando o software do Sitio do Picapau Amarelo. Antes disto os alunos criaram ótimos desenhos no Paint, brincadeira que eles adoram.



terça-feira, agosto 10, 2010

AULA NA E. M. PEDRINA POMPEU BASTOS

Aproveitando minha visita à escola, pude ver uma aula super interessante da Professora Arliete, 3ºB. Os alunos estavam realizando uma pesquisa sobre um animal marinho. Eles estão trabalhando em um projeto sobre este tema. As crianças escolheram um animal para poder descobrir mais sobre ele. Fizeram a leitura e completaram uma ficha com as informações necessárias. Em outro momento, em sala de aula, eles irão produzir um texto e depois, utilizando o laboratório de informática, transcrever este texto e ilustrá-lo. Ao final terão um livro com todos as informações da sala de aula.
Ver os alunos lendo e buscando informações é muito gostoso, pois se deliciam com as descobertas.

ORIENTAÇÃO NA E. M. PEDRINA POMPEU BASTOS

Hoje estive na escola para conversar com as professoras. Foram horas bem gostosas, com bastante interesse das professoras em novas sugestões, para continuarem o trabalho com seus alunos no laboratório de informática.
Seguindo o conteúdo que elas estão desenvolvendo em sala de aula, juntas, criamos uma sequência para ser desenvolvida com as TIC.
Também ficou muito interessado em desenvolver um trabalho de pesquisa e descobertas, o professor Hilton, de Educação Física.
Tenho certeza que os alunos irão adorar...

Obrigada a todos pela acolhida.
Até a próxima visita.

segunda-feira, agosto 09, 2010

AULA NA E. M. ELGA REIS

Quinta-feira, 05 de agosto, assisti a aula da professora substituta Marli. Os alunos estavam digitando textos, para a produção de um livro.

Todos estavam empolgados e muito preocupados com o texto. Vou esperar para ver o livro pronto, tenho certeza que vai ficar ótimo.