quarta-feira, julho 28, 2010

Visita à E. M. Pedrina

Hoje fui conhecer a escola. Gostei muito, fui muito bem recebida. Conversei bastante com a diretora, a assessora e a monitora, sobre os objetivos da Informática Educacional e como nós trabalhamos. Falei dos projetos, das orientações aos professores e sobre nossas ideias.

Conheci os professores e funcionários. Marcamos uma reunião com todas as professoras na segunda-feira, no HTPC.

Até lá...

Informática Educacional no HTPC da E. M. Maria Graciette Dias

Ontem estive na escola para participar do HTPC. Tendo como pauta:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM
INFORMÁTICA EDUCACIONAL - IE

PAUTA DE REUNIÃO: IE NO HTPC
- Apresentação, função e Objetivo da Reunião;
- Leitura de um texto sobre a INFORMÁTICA EDUCACIONAL – “Valente” – Explicando que as aulas devem ser significativas, prazerosas e enriquecedoras para os alunos. O laboratório não é lan house, não devemos dar somente jogos para os alunos.
- Mostrar o plano de aula e novamente explicar a importância do mesmo ser entregur no prazo. O plano deve ter como objetivo o conteúdo aplicado, sendo o uso do computador uma habilidade a ser desenvolvida durante o processo de utilização da sala de informática;
- Dar sugestões de aulas, seguindo os conteúdos do Expoente e o projeto da Escola, que podem ser utilizadas com ou sem a internet.
- Pedir para que as professoras marquem horário de atendimento individual, para poder auxiliar na elaboração do plano de aula e tirar dúvidas.
- Mostrar os recursos do visual basic e motivar a produção de aulas pelos professores ou conhecimento pelos alunos ( trabalhos escolares, projetos, textos... etc);
- Apresentação do site maquinadequadrinhos.com.br - Turma da Mônica e sua aplicabilidade no ambiente escolar;
- Espaço reservado para sugestões ou questionamentos dos Professores.
PROFESSORA-ORIENTADORA MARIA ANGELICA PITTA (TEKA)

A reunião foi muito boa.

Vamos montar alguns projetos para que esta evolução continue acontecendo de maneira satisfatória para os alunos, pois com a interação, a autonomia e a participação efetiva dos alunos o interesse e o aprendizado se torna cada vez melhor.





segunda-feira, julho 26, 2010

Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação

O que é
Mídias na Educação é um programa de educação a distância, com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso. O público-alvo prioritário são os professores da educação básica.

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed), em parceria com secretarias de educação e universidades públicas – responsáveis pela produção, oferta e certificação dos módulos e pela seleção e capacitação de tutores.

Histórico
A oferta paulista do Programa, realizada numa parceria entre o Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE/USP) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), encontra-se atualmente na 3ª oferta, sendo que a 1ª realiza o Ciclo Avançado do Programa. A próxima oferta tem início projetado para agosto desse ano.

Estrutura e Níveis de certificação

O Programa é modular, desenvolvendo-se em ambiente virtual (e-ProInfo), e possui 3 Ciclos formativos: 1) Básico (120h), 2) Intermediário (60h) e Avançado (465h).

Os dois primeiros certificam o cursista em nível de extensão e o último em especialização (pós-graduação lato sensu). Os prazos aproximados, em meses, para cada um dos Ciclos têm sido: Básico, sete meses; Intermediário, três meses e Avançado, onze meses (incluindo o tempo de elaboração de monografia e defesa).

Informações adicionais
Mais detalhes sobre o Programa podem ser vistos no seguinte site: http://www.usp.br/nce/midiasnaeducacao

Matrículas para a 4ª Oferta
Secretarias e outras entidades educativas podem enviar listas de interessados, com nomes e e-mails, para relatorio4o@gmail.com. Posteriormente, o possível interessado deverá efetivar virtualmente a matrícula.

quarta-feira, julho 21, 2010

PALCO DIGITAL 

Escolas de qualquer lugar do País podem utilizar a cidade como espaço educativo e promover a educação com o objetivo de integrar escola e comunidade, criando uma rede social cujos elos se dão pela arte, pela cultura e pelo entretenimento.

O que é?


Palco Digital é uma plataforma de educação e cultura que conecta escolas e alunos que
desenvolvem blogs como uma experiência de aprendizagem contextualizada, crítica e participativa. A escola, como articuladora de saberes e oportunidades, passa a ser valorizada por ser produtora e promotora de cultura e de protagonismo juvenil, revelando uma nova maneira de se fazer educação.
Cada escola poderá utilizar o Palco Digital como a plataforma que permite a divulgação de todas as suas experiências em um ambiente de aprendizagem colaborativo, crítico e dinâmico, num ambiente de produção de conhecimento e interatividade. Nesse contexto, o objetivo principal da escola que desenvolve o blog é criar espaços de participação social em situações de aprendizagem onde, ao mesmo tempo, são centros de produção e de disseminação da cultura, referência de conhecimento, cidadania e arte, e tem no protagonismo juvenil a sua principal inspiração.
Para isso elas organizam grupos de trabalho formados por alunos voluntários, professores e demais atores da comunidade, levantam oportunidades culturais do seu bairro, da sua cidade, da internet e divulgam as informações que são compartilhadas por escolas de todo o Brasil no www.palcodigital.org.
Ao produzir, selecionar e divulgar informações a respeito do que a cidade oferece na área cultural, a escola passa a ser articuladora de saberes e oportunidades que vão muito além das matérias escolares. Desta forma, as tecnologias digitais da comunicação e da informação ampliam seu alcance e permitem uma nova maneira de aprender e ensinar.
A idéia foi inspirada na experiência de jornalismo comunitário do Catraca Livre, site que reúne o que acontece de cultural na cidade de São Paulo a baixo custo ou gratuitamente. Na prática, uma secretaria de educação, escolas ou de quaisquer instituições comunitárias podem participar.

MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:
http://www.palcodigital.org/

sexta-feira, julho 16, 2010

MAIS FOTOS DO CURSO PROINFO 100h

Recebi mais fotos do curso, pelas meninas, ficaram ótimas.. Estas são do último dia. Turmas A e B.
Fotos enviadas pela Fran e pela Fabiana. Obrigada meninas.

sábado, julho 10, 2010

Computadores para a sala de AEE

Nossa equipe foi conferir os computadores que vieram do MEC, para as salas especiais. Montamos o computador e fomos "descobrir" tudo que veio instalado.

Alguns programas não conhecemos e temos que aprender a mexer, outros já são conhecidos.

O mais importante é saber que as crianças estarão utilizando as tecnologias para melhorar cada vez mais seu desempenho escolar e na sociedade...




quarta-feira, julho 07, 2010

CURIOSIDADES SOBRE OS COMPUTADORES

Os primórdios da computação pessoal

Existe toda uma geração chegando agora ao mercado de trabalho que nasceu num mundo onde computadores eram tão comuns quanto a televisão ou o dvd player. Entediados, ouvem o vovô pigarrear e falar sobre o tempo em que computador era coisa que só tinha no escritório, e como eles apanhavam para lidar com aqueles grandes monitores de fósforo verde.

Quando os computadores sairam dos escritórios e cheg

aram às casas, muitos foram os casos de reuniões familiares

para discutir o que fazer com aquela geringonça. Levou muito tempo para que planilhas, editores de texto e emails começassem a entrar na rotina diária das pessoas. Essa galeria é um passeio por esse período em que as desenvolvedoras de software e as fabricantes de computadores tentavam nos convencer de que aquela era a ferramenta do futuro. Bom divertimento!

Primeiras máquinas a chegar a residências e escritórios

Fonte: http://tecnologia.br.msn.com/fotos/galeria-de-fotos.aspx?cp-documentid=23075218
acessem o link e veja mais fotos dos primórdios dos computadores.

sábado, julho 03, 2010

AVALIAÇÃO DO CURSO PROINFO 100h

No último dia do curso, sempre fazemos uma avaliação para saber o que melhorar para o próximo. Vou postar aqui uma delas, que mostra como as professoras viram estes quatro meses.

AVALIAÇÃO

Ensinando e aprendendo com as TCIS:

Pontos negativos e positivos do curso


O ser humano é um aprendiz por natureza, e o professor não foge a regra. Seu serviço é sempre estar atualizando-se como uma forma de instrumentalizar diante de seu trabalho.
Há alguns anos pensar no mundo digital era um sonho, vemos que em pouco tempo tornou-se realidade, pois nossas escolas tem salas de informática e os alunos estão tendo aulas em computadores individuais.
Estamos percorrendo um caminho difícil, pois transformar práticas e “informatiza-las” é complicado para nós que até então éramos exclusos do processo.
Para o educando não, é muito mais fácil lidar com as informações digitais, virtuais, pois nasceram nesta revolução.
Cabe a nós professores buscar conhecimentos para poder mediar, adequar e construir junto com o aluno, para visualizarmos a aprendizagem.
Este curso proporcionou isto. A gente está aprendendo cada vez mais.
O material apesar de ser meio difícil, pois apresenta uma linguagem formal, fez com que pesquisássemos cada vez mais, para poder tornar inteligível o conteúdo ali apresentado. Isto é aprendizagem. Nós estamos aprendendo!!
Hoje tenho um blog e sei como fazer uma wiki, para facilitar os trabalhos em grupo.
Vejo que o trabalho colaborativo é extremamente produtivo e valioso e isto aconteceu de forma prática durante o curso.
As dificuldades se transformaram em desafios e o que ficou foi a curiosidade de aprender mais e de continuar com o curso.
Como já coloquei diversas vezes nas atividades, eu acredito que a educação muda de forma significativa a vida das pessoas.
O fato de o professor buscar novos recursos proporcionará a flexibilidade de seu planejamento e ainda tornar o ensino mais prazeroso. As aulas dinâmicas tornam o ensino uma experiência inesquecível.
Deixo o agradecimento especial a coordenadora do curso, por ter tido a paciência de nos orientar nas dificuldades. Isto faz com que nós professores, continuemos a busca incessante pelo saber.
(Professora Joelma)