terça-feira, junho 29, 2010

CURSO PROINFO 100h - TURMA A

Estas são as meninas do curso... professoras comprometidas com as novas tecnologias e preocupadas em como ajudar seus alunos a trabalhar com elas...
Beijos em todas, muito obrigada pela participação...
até o próximo....

segunda-feira, junho 28, 2010

Equipe de Informática Educacional


Momentos de nossa equipe, na nossa sala, fazendo o levantamento dos alunos de inclusão do Município.

CONFRATERNIZAÇÃO DA TURMA A - PROINFO 100h

Com o término do curso, resolvemos fazer uma confraternização.
Obrigada meninas, adorei a presença de vocês, hoje e durante os quatro meses do curso. Foi um grupo que participou bastante, havendo muita troca de experiências.

Equipe de Informática

Hoje, pela manhã, fomos à Escola Elga Reis, para revermos os softwares Positivo. Redescobrimos o Kid Pix e o Oficina do Escritor. Nos dois softwares fizemos alguns levantamentos sobre o que poderíamos indicar aos professores.
O monitor Luiz também participou.

quarta-feira, junho 23, 2010

Sugestão de aula - Matemática

Estava em uma escola, conversando com alguns professores e surgiu a necessidade de buscarmos outros materiais para serem trabalhados com os alunos. Então foi sugerido o MATERIAL CUISINAIRE. Fazia muito tempo que não trabalhava com ele, então resolvi pesquisar. Encontrei uma aula super legal no PORTAL DO PROFESSOR que me chamou bastante a atenção. Além de trabalhar em sala de aula, também mostra um site, que mesmo sendo em inglês, dá para trabalhar no laboratório de informática.

Um pouco do que é o material:

Histórico

O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Émile Georges Cuisenaire Hottelet, que, durante 23 anos, o estudou e o experimentou na aldeia belga de Thuin.
Só 23 anos depois da sua criação é que a sua criação se difundiu com enorme êxito, pelo professor espanhol Caleb Gattegno, em 1952, tentando dar resposta à necessidade de ensinar matemática de uma forma lúdica.
Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo. Feito originalmente de madeira, o Material Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares. É um material estruturado, composto de 241 barras coloridas que são prismas quadrangulares com 1 cm de aresta na base, com 10 cores e 10 comprimentos diferentes e proporcionais, distribuídos do seguinte modo:

Acessem o link e vejam a aula que tem sobre a utilização deste material.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3570

quinta-feira, junho 17, 2010

REPORTAGEM SOBRE UTILIZAÇÃO DAS TICs

Trechos da reportagem da Revista Educação.
Leia o texto completo em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12915

Falta de referência

De todos as temáticas relacionadas ao uso de tecnologia na educação, há uma que tem preocupado mais expressivamente os principais teóricos da área: a ausência de avaliações que indiquem os impactos das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TICs) na sala de aula. A angústia não é só nacional. Os especialistas estrangeiros presentes na Conferência Internacional "O impacto das TICs na Educação", realizada pela Unesco em Brasília, no mês de abril, compartilharam o esforço pela busca de metodologias capazes de responder à seguinte pergunta: afinal, a tecnologia pode ou não ter impacto positivo na aprendizagem do aluno?

[...]

A primeira coisa que chama a atenção de Ocimar Alavarse é a falta de familiaridade que esses alunos poderiam ter com a tecnologia. Como o nível socioeconômico é mais baixo, o uso do computador pode ter sido uma novidade para eles. "Se a pesquisa tivesse sido feita com alunos que conhecessem mais a ferramenta, será que a concentração teria sido tão grande?", pergunta. Para Alavarse, o papel do professor como mediador do uso da ferramenta mostra que a tecnologia em si mesmo não resolve o problema da aprendizagem. "Precisamos potencializar o que o computador pode fazer e, para isso, a presença do professor é fundamental. Isso vale para o livro também: é o docente que organiza o uso", afirma.

[...]

quarta-feira, junho 16, 2010

Atividade em sala de aula utilizando as TICs

A professora Gizelda, da E. M. Carlos Augusto, elaborou uma atividade utilizando o celular. Achei uma ideia bem interessante, pois ela não tem computador na escola e soube resolver o problema da tecnologia de maneira super criativa. Segundo seu relato, os alunos adoraram.


Procedimento:

Cada aluno escolhia um amiguinho para tirar as fotos e vice versa. Depois essas fotos eram editadas para transformar em atividade de leitura: O aluno recebeu uma folha com as fotos tiradas dos amiguinhos e uma lista de nomes ,separadamente da atividade e será capaz de fazer a leitura dos nomes recortando e colando na foto correta.
(Posteriormente irei colocar as fotos... não consegui colocar agora)

Vídeos referentes à Linguagem Logo

Um grupo de cursistas, ao pesquisarem sobre o tema que estavam trabalhando, acharam dois vídeos para explicar o tema. Realmente estão bem fáceis de entender.

Acessem o link e assistam.

http://www.youtube.com/watch?v=2lA0QZTbwJs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=5A6ibph4d9Q&feature=related

14º encontro - PROINFO 100h - TURMAS A e B

Neste dia vimos as apresentações dos grupos. Que foi muito bom!!

Lembrando que no dia 15, conseguimos fazer o curso, mesmo após o jogo do Brasil...
valeu meninas, vocês compareceram.... adorei!


CURSO PROINFO 100h - TURMAS A E B

Por quê o computador na educação?

Partindo da leitura deste texto, os cursistas fizeram apresentações. Cada grupo ficou com um tema e fez apresentações, algumas com vídeos, outras com slides.
Aqui estão algumas das apresentações de slides. A discussão sobre estes temas foi bem interessante, muitas opiniões foram dadas e discutidas.
Valeu turma, foi muito construtivo este encontro.

Esta apresentação é da Turma A



Turma B



Construtivismo X Construcionismo



Turma A

sexta-feira, junho 11, 2010

BLOG DOS ALUNOS

Na escola Ana Cândida E. Oliveira, o professor Douglas, do 4ºC, e seus alunos, criaram um blog para divulgar a COPA DO MUNDO de futebol. Vale a pena ver, pois tem muitas informações interessantes, e o melhor, é feito pelos alunos...
Parabéns professor e alunos, não podendo esquecer do monitor Fernando, que está dando uma força.

Acessem o blog e confiram!
http://estounacopa.blogspot.com/

quinta-feira, junho 10, 2010

AULA DE MATEMÁTICA - UTILIZANDO TAMBÉM O COMPUTADOR

No curso do Proinfo 100h, as cursistas deveriam criar uma aula utilizando as TICs.
A professora Maria Joana, que trabalha com a Educação Infantil, fez uma aula com jogo de matemática, que é uma delícia e as crianças aprendem muito.
Adorei...


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

conhecer o jogo da bolacha
contar e representar numericamente
relacionar o numeral às quantidades correspondentes

Duração das Atividades

4 horas aulas

Conhecimentos Prévios Trabalhados Pelo Professor com o aluno

É ter a prática de jogar com as crianças diferentes jogos

Estratégias e Recursos da aula

objetivos: Levar as crianças a construírem noções de quantidade, numeral contar comparar as diversas formas de construir um número utilizando-se de varias estratégias de compor o número.

destina-se a crianças de 5 a 10 anos

Recursos

folhas
computadores - no computador a criança constrói suas próprias bolachas


FINALISTA DO CÂMERA EDUCAÇÃO


Mais uma vez, um aluno de Itanhaém é classificado, pelo voto popular, no CÂMERA EDUCAÇÃO, da TV Tribuna.

Parabéns!!!!!!!!!!!

3º COLOCADO

6ª edição / 2010

Aluno(a): CRISTIAN MICHELLI
Escola: E. M. CÉLIA MARINA DAL POZZO BORGES
Cidade: Itanhaém
Professor: KELLY CRISTINA MORAES

quarta-feira, junho 09, 2010

13º ENCONTRO - PROINFO 100h - TURMAS A e B

Nos dias dos encontros iniciamos a leitura do texto, os grupos fizeram o resumo e a apresentação, mas vamos apresentar para todo o grupo na semana que vem.
Aguardo todos lá...
TURMA DE TERÇA-FEIRA, mesmo sendo no dia do jogo do Brasil, HAVERÁ o curso... espero todas lá...

beijos



terça-feira, junho 08, 2010

Futebol financeiro: torne-se um craque

No clima da Copa, a PROTESTE lança game de futebol que ensina como lidar com as finanças de maneira fácil e divertida.
No clima de Copa do Mundo, a PROTESTE está lançando um game educacional sobre o mundo financeiro, baseado no futebol. É um jogo dinâmico e interativo, com questões de múltipla escolha, que testa o conhecimento de educação financeira dos jNo clima da Copa, a PROTESTE lança game de futebol que ensina como lidar com as finanças de maneira fácil e divertida.
No clima de Copa do Mundo, a PROTESTE está lançando um game educacional sobre o mundo financeiro, baseado no futebol. É um jogo dinâmico e interativo, com questões de múltipla escolha, que testa o conhecimento de educação financeira dos jogadores de várias faixas etárias à medida que eles avançam no campo, na tentativa de chegarem ao gol. Acesse agora!
Game testa principais conceitos financeiros
O jogo é para todas as idades e através dele toda a família pode se testar ou aprender de uma maneira divertida e eficiente sobre os principais conceitos financeiros, desde a poupança e gastos, orçamento e o uso inteligente do crédito para não estourar o orçamento.
Ao iniciar o jogo é preciso escolher um nível, de acordo com a idade: mirim para 11 a 14 anos; juvenil de 14 a 18 e profissional para quem tem mais de 18 anos. Para saber as regras do jogo há dicas antes de começar a jogar para valer. ogadores de várias faixas etárias à medida que eles avançam no campo, na tentativa de chegarem ao gol. Acesse agora!
Game testa principais conceitos financeiros
O jogo é para todas as idades e através dele toda a família pode se testar ou aprender de uma maneira divertida e eficiente sobre os principais conceitos financeiros, desde a poupança e gastos, orçamento e o uso inteligente do crédito para não estourar o orçamento.
Ao iniciar o jogo é preciso escolher um nível, de acordo com a idade: mirim para 11 a 14 anos; juvenil de 14 a 18 e profissional para quem tem mais de 18 anos. Para saber as regras do jogo há dicas antes de começar a jogar para valer.
Acesse agora e fique um craque nas finanças pessoais. Para jogar, clique aqui.

segunda-feira, junho 07, 2010

TEXTO DO PROINFO 100h - REFLEXÃO CURSISTA

No curso pedi para lerem o texto e darem sua opinião...


O mito da telinha - ou o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computado.

Concordo com a autora em todas as suas citações. Também acredito que é o uso e o planejamento que se faz desses recursos que podem trazer bons ou maus resultados para a educação.
Afinal não há como desvencilhar o uso dessas tecnologias no dia a dia das pessoas. Como negar que aprendemos e recebemos informações a todo instante pela tv ou internet?!
É claro, temos que admitir que assim, como informam, também pode corromper. Por isso, temos que admitir que planejar seu uso e observar suas devolutivas é recomendável, talvez melhor dizer, necessário.
Portanto, como menciona a própria autora, capacitar os professores, não só saberem elaborar boas aulas, mas para que tenham consciência dos potenciais e dos limites dos usos dessas tecnologias.

Fabiana Zanardi Freitas.

POESIA DE UMA CURSISTA - Proinfo 100h

Na lição à distância da semana passada pedi para as professoras fazerem uma reflexçao sobre as tecnologias e a educação. Esta reflexão poderia ser feita de qualquer maneira, através de músicas (conhecidas ou não), poesias, vídeos, entre outras formas. A professora Ariane fez uma poesia, que achei muito interessante e resolvi compartilhar.

A VERDADEIRA TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Me pediram para fazer um poema sobre tecnologia e didática
Mas há tantas provas, tantos estudos, tantos exercícios
Que não consegui realizar a proeza de forma assim tão prática.

Me pediram para fazer um poema sobre didática e tecnologia
Mas há tantos problemas, tantos pensamentos, tantas técnicas
Que mesmo tentando buscar em vários discursos, em diversas teorias
Não teve como atrair as palavras e organizar as métricas.

Mas quando o tema bate na porta do pensamento
E este sente o fusco-fusco da inspiração
Nascem divagações, fantasias e teoremas
Que tomam seus contornos e invadem a imaginação.

Pensei então na imprensa, filha de Gutenberg
Na expansão marítima das Grandes Navegações, mãe da globalização
Na "Belle Époque", filha da industrialização
Na aventura intelectual da internet.

Descubro que entre o desenho da letra no quadro negro à giz
E a pintura da parede de pedra na caverna
Há o instrumento, a máquina, a mola propulsora e natural
Que pela emoção, pelo ímpeto, pela ousadia
Cria as diversas linguagens e atinge suas metas.

Entre o retroprojetor e o data-show
Entre o dvd e o vídeo cassete
Há uma força geradora que a vida conclamou
E em nossos valores o caminho remete.

Entre a disciplina, a cultura e a preservação
Entre a sabedoria, o conhecimento e o encanto
Eis a maior tecnologia da educação
Que é o próprio elemento humano.


Ariane Stanchi

sábado, junho 05, 2010

Atividades

Mais atividades feitas no curso do Proinfo 100h




ATIVIDADES DOS CURSISTAS - PROINFO 100h

Estamos na Unidade 4. Como falou em sua entrevista, Predo Demo acha que todo professor deve fazer seu próprio material didático.
Acreditando nisto também, ensinei as cursistas a preparar atividades no POWERPOINT, assim poderão fazer atividades que são de necessidade da classe e também pedir aos alunos que criem aulas com conteúdos já trabalhados para seus colegas resolverem. Não seria uma prova muito interessante e diferente?
Vou colocar aqui as sugestões dos professores, tudo muito simples, pois foi feito em uma hora, mas tenho a certeza que a partir disto, sairão aulas interessantes e proveitosas.
Beijos a todas pelo empenho.

Vou colocar um em cada postagem....