quarta-feira, setembro 30, 2009

ORIENTAÇÃO NA E.M. EUGÊNIA PITTA

30 de setembro de 2009

Hoje estive na escola dando algumas sugestões para as professoras. O principal é mostrar a importância das crianças terem contato com o computador e isto elas já perceberam.
Tenho certeza que usarão, cada vez mais, a tecnologia para ajudar no processo de aprendizagem dos alunos.

terça-feira, setembro 29, 2009

MAIS SOBRE O PROINFO 40h

29 de setembro de 2009

Ontem, no CENTRO TECNOLÓGICO, tivemos mais um encontro com os professores.
Vimos sobre a segurança na rede e também como fazer pesquisas. Foi super gostoso, os professores bem mais "entrosados" com o computador e perdendo o medo de fazer. A cada encontro novas descobertas, novas experiências trocadas.
Obrigada pela presença e participação de todos.
Até segunda-feira que vem.

PROINFO 40h - 3º ENCONTRO

domingo, setembro 27, 2009

AULA NA E.M. EUGÊNIA PITTA

27 de setembro de 2009

Na sexta-feira, 25/09/09, estive na escola para conversar com alguns professores. Entre uma conversa e outra, assisti a aula do professor Alexandre/Pré I. As crianças, todas muito pequeninas, levaram os crachás e aprenderam a digitar o nome. A cada letra certa a felicidade ficava estampada nos rostinhos. Eles a-do-ra-ram a atividade. Foi uma aula super interessante, pois não havia presenciado, ainda, a primeira vez que os pequeninos utilizavam o teclado. Novamente faltou minha máquina, para registrar com fotos esta aula, mas mesmo assim, valeu muito!!!

sábado, setembro 26, 2009

FINAL DO CURSO

26 de setembro de 2009

Hoje terminamos o último dia do curso, turma de sábado. Vimos como funciona a mesa multimundos e conhecemos o Koogan, dicionário e enciclopédia. Os professores adoraram as duas atividades de hoje, já imaginando o que poderiam utilizar com os alunos.
Esta turma foi muito animada, participativa.
Valeu gente, adorei ter ficado com vocês este tempo!! Espero poder encontrar novamente com todos, em outros cursos, ou nas minhas visitas às escolas.

Ganhei até presentinho hoje, fiquei super emocionada!!!! Valeu Fran, Eliane e Luciano. Não esquecendo do pão de queijo que a Yara e a Roberta também trouxeram... e o café que a Sara ia buscar todos os dias, na hora do intervalo, na casa da mãe... hum delicioso...

beijos, até a próxima!!!

quarta-feira, setembro 23, 2009

ANIVERSÁRIO DA MAGDA

Hoje, aproveitando que estávamos em reunião, comemoramos o aniversário da MAGDA.
Desejamos a você toda a felicidade do mundo.

PARABÉNS!!!

E.M. MARIA GRACIETTE

23 de setembro de 2009

Nesta semana fui fazer orientação na escola. O melhor é ver que as professoras estão confiantes no trabalho desenvolvido no laboratório, tendo a certeza que isto ajuda bastante na aprendizagem do aluno.
Hoje encontrei as professoras Eliana/1ºA e a professora Ariane/3ªB.
Bom trabalho para todos nós.

terça-feira, setembro 22, 2009

Segunda aula - turma B - Proinfo 40h

SOFTWARE OFICINA DO ESCRITOR

22 de setembro de 2009

No dia 15 de setembro fui à escola Eugênia Pitta ajudar a professora da 4ª A, Jaqueline, a mostrar para os alunos um dos temas do software. Nesta tema as crianças conheceram uma fotonovela e puderam ver as características deste tipo de texto. Primeiramente eles observaram a que já estava pronta, depois escolheram um tema e trabalharam em cima da história que gostariam de contar.
Foi uma aula muito, mas muito interessante. Os alunos prestaram muita atenção nas explicações, entenderam toda a história e, ao escolherem as fotos que iriam colocar na história, já estavam pensando em todos os detalhes, a sequência e o que poderiam escrever.
Outras aulas eles irão dar continuidade. Na próxima começarão a escrever o texto, diálogo, dos personagens.

Espero conseguir colocar aqui as produções terminadas.
Valeu turminha, foi muito bom ter apreciado esta aula com vocês. Professora Jaqueline e Jeff (monitor) um bom trabalho. Tenho certeza que sairão histórias ótimas.






































segunda-feira, setembro 21, 2009

PROINFO 40h - SEGUNDO ENCONTRO

21 de setembro de 2009

Hoje a sala estava lotada, apesar da chuva. O curso foi muito bom, apesar de muita gente para atender e ajudar. Ainda bem que os cursistas me deram uma força, auxiliando os colegas.
Valeu gente, tenho certeza que nos próximos estaremos mais craques e faremos cada vez mais rápido as atividades.
















CURSO DE SÁBADO

21 de setembro de 2009

Professores que participam do curso de sábado. Nosso curso foi adiado para o próximo sábado, devido ao curso do Expoente. Espero todos no nosso último dia.

CURSO LEONOR

21 de setembro de 2009

No dia 17 de setembro foi o último dia do curso na escola do Leonor, turma de quinta-feira.
Neste dia pudemos conhecer o software KOOGAN, um dicionário e enciclopédia com muita variedade para utilizar com os alunos. Os professores puderam ver vídeos, sons, slides, fotos etc. Muitas coisas antigas, como por exemplo, imagens da copa do mundo de futebol de 1970, a voz de várias personalidades e pinturas de séculos passados.
Também aproveitamos o último dia para fazer o cadastro no PORTAL DO PROFESSOR, como já havíamos visto o site, os professores agora se cadastraram e poderão ter acesso aos vários conteúdos, inclusive, mandar aulas para colaborar com vários professores do Brasil.
Professores, valeu muito a companhia de vocês, espero que em breve possamos nos encontrar novamente.
Beijos em todos
(pena que minha máquina fotográfica não esteja funcionando)

quinta-feira, setembro 17, 2009

CURSO DE QUARTA-FEIRA

17 de setembro de 2009

Ontem foi o último dia do curso. Vimos alguns vídeos sobre as tecnologias na escola e também sobre a Metodologia utilizada com estas tecnologias. Conversamos sobre a mudança de metodologia que temos que ter, enquanto educadores, para que nossos alunos possam utilizar melhor suas aulas no laboratório. Também vimos algumas dicas no editor de texto, para que o professor possa, cada vez mais, utilizar este recurso com mais facilidade e, para aqueles que não tem tanta familiaridade, possam começar a utilizar, perdendo o "medo" e trazendo atividades cada vez melhores para seus alunos.

Professoras, valeu muito, adorei estar com vocês nestes meses. Saibam que também aprendi muito.
Se precisarem de mim, estarei sempre pronta a ajudá-las no que for possível.

beijos e até a próxima!!!!

terça-feira, setembro 15, 2009

segunda-feira, setembro 14, 2009

PROINFO 40h

14 de setembro de 2009

Hoje iniciei mais um curso, PROINFO 40h. Estava bem ansiosa, esperando este novo trabalho, a expectativa era grande, querendo que desse tudo certo. Acho que deu!!!
Neste primeiro encontro vimos os objetivos do curso, a história da Informática Educacional no nosso município, alguns vídeos bem interessantes sobre a tecnologia e a educação, conhecemos as regras para o nosso bom convívio e, principalmente, o que é o Linux Educacional.
A primeira tarefa já foi dada, assim como o primeiro contato via e-mail com os cursistas, para que estes preencham a ficha de informações deles.
Eu adorei este primeiro contato, espero que os cursistas também tenham aproveitado e que possamos fazer destes encontros momentos de troca e aprendizado.

sexta-feira, setembro 11, 2009

CURSO

11 de setembro de 2009
Na quarta e quinta-feira tivemos mais um encontro do curso. Fizemos algo diferente, mas que foi muito interessante e proveitoso. Dividi as professoras em grupo e pedi que elaborassem um plano de aula para utilização do laboratório. Elas deveriam escolher um dos softwares que foram mostrados no curso.
Fizeram planos muito bons, com uma sequência de atividades e objetivos. Depois de pronto elas apresentaram para o restante do grupo, que participou fazendo comentários.
Valeu, professoras, fico feliz em perceber que entenderam a proposta dos softwares e do curso.
beijos em todas.

domingo, setembro 06, 2009

Encontro do PROINFO INTEGRADO

6 de setembro de 2009

Mais fotos nossas do encontro em São Paulo.

PROINFO INTEGRADO

6 de setembro de 2009

Nos dias 2, 3 e 4 de setembro, em São Paulo, participamos (Eu, Adriana e Soraya) do ENCONTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO DOS MULTIPLICADORES DA REGIÃO SUDESTE PROINFO INTEGRADO.

Foram 3 dias de muita troca de experiências, conhecimentos e palestras com o pessoal do MEC.

Nestes dias tivemos palestras interessantíssimas com o Diretor de Produção de Conteúdo e Formação em EAD do SEED/MEC, Demerval Bruzzi; com a professora Doutora da PUC/SP, Maria Elizabeth Almeida; com a coordenadora do Portal do Professor, Carmem Lúcia Prata, com o coordenador da UNDIME/SP, Antônio Carlos e demais coordenadores da SEED/MEC.

Aprendemos muito e também percebemos que Itanhaém está indo muito, mas muito bem, com a Informática Educacional. Estamos no caminho certo.

O mais interessante foi observar que todos que estavam lá, estão empenhados em mostrar que as TICs são importantíssimas no trabalho pedagógico. Sabemos que é um trabalho de "formiguinha", que temos que trabalhar muito para que todos possam entender a importância e a boa utilização destas tecnologias.



Palestra sobre projetos, ministrada pela Professora Doutora Elizabeth Almeida.









Palestra da coordenadora do PORTAL DO PROFESSOR, Carmem Prata.





Nós, Ana (Guarulhos), Adriana (Praia Grande) e Stella, do MEC.







Novamente, nós, com Antônio Carlos, da UNDIME. Como foi mostrado "o super herói" do Estado de SP, pois consegue coordenar todas as cidades que participam do PROINFO INTEGRADO, com muita competência e simpatia.



A equipe de Informática Educacional de Itanhaém, com o Diretor do SEED/MEC, Demerval Bruzzi.
Nesta foto está faltando mais uma integrante da equipe, que ficou em Itanháem, dando conta do recado por lá, Magda Regina Razzano Rosmann.