segunda-feira, agosto 31, 2009

CURSOS DURANTE A SEMANA

dias 26, 27 e 29 de agosto de 2009

Nestes três dias vimos o software OFICINA DO ESCRITOR. Os professores conheceram as várias atividades para escrita de diferentes portadores textuais. Gravaram textos para rádio, fizeram a descrição de personagens, criaram diálogos em fotonovela, gravaram radionovela, enfim, viram as várias oportunidades que podem ser feitas com seus alunos. Os cursos foram interessantíssimos, com os professores soltando a imaginação e dando várias sugestões de trabalho. Podemos dizer que temos alguns escritores muito bons!!! E os "atores" de radionovela? Nossa, estamos perdendo grandes artistas!!!!
Valeu professores!!!!!
(Infelizmente minha máquina deu problema e não estou conseguindo baixar as fotos...assim que conseguir vou colocar).

terça-feira, agosto 25, 2009

AULA NA E.M. MARIA CRISTINA


25 de agosto de 2009

Hoje assisti a aula da professora Gioconda, 4ªA. Os alunos estavam em jogos de multiplicação. A professora estava bem empenhada em trabalhar com este conteúdo, que os alunos tem muita dificuldade... "saber a tabuada de cor"!!! Tenho certeza que eles sairão desta série sabendo a tabuada na ponta da língua!!!


ORIENTAÇÃO

24 de agosto de 2009

Reuni as professoras de 3ªs e 4ªs séries, no horário de HTPC, da escola FILOMENA, para mostrar o software OFICINA DO ESCRITOR e dar sugestões de atividades para produção textual.
Foi uma conversa bem gostosa, com opinão de todas e algumas trocas de informações.
Valeu professoras, espero que o trabalho com a produção no computador possa auxiliar a aprendizagem e aprimoramento dos alunos.


AULA NA E.M. LEONOR

24 de agosto de 2009

Hoje a professora Patrícia, 4ªC, trouxe os alunos para fazer uma pesquisa sobre Coleta Seletiva. Em grupos os alunos pesquisaram e já imprimiram suas pesquisas. Eles ficaram super empolgados com a impressão imediata da sua pesquisa. Foi bem interessante.

sexta-feira, agosto 21, 2009

CURSO - E.M. LEONOR

20 de agosto de 2009

Mais uma turma se divertindo e aprendendo com o XADREZ. Descobrindo o que cada peça faz, como andar, como organizar as peças no tabuleiro, as dicas e muito mais. Parar para tirar a foto? Nem pensar, estavam tão empenhadas em "passar" as fases...

CURSO - E.M. ELGA REIS

19 de agosto de 2009

Voltamos com o curso de Informática Educacional, módulo II. Neste dia vimos o software XADREZ COM O PEQUENO FRITZ. Para quem não sabe jogar xadrez, como a grande maioria de nós, que estávamos no curso, fica mais fácil de aprender. Para os alunos torna o aprendizado mais divertido, não deixando de lado o grande benefício que este jogo traz, o RACIOCÍNIO. Sabemos que o jogo de xadrez é utilizado para o desenvolvimento dos alunos em muitas escolas, trazendo grandes benefícios.

terça-feira, agosto 18, 2009

AULA NA E.M. LEONOR MENDES DE BARROS

18 de agosto de 2009

Os alunos da professora Georgia, Pré I C, estavam utilizando o software Super Artista Mágico. Eles exploravam livremente as ferramentas, a cada nova descoberta era uma alegria só. A professora vai trabalhar com a releitura de tela, neste mesmo software.


AULA NA E.M. MARIA CRISTINA

18 de agosto de 2009

VOLTA ÀS AULAS!

Hoje fui a escola e assisti duas aulas, bem interessantes. A primeira foi da Professora Maria Ivan, do Pré II A. Os alunos estavam trabalhando com interferência, utilizando o Paint. Ficaram bem legais os "rostinhos" que eles criaram.









A outra aula foi da professora Natália, do 1º A. Os alunos utilizaram o site http://www.atividadeseducativas.com.br/, no joguinho de ligar. Eles fizeram direitinho, completando os desenhos com desenvoltura.




sexta-feira, agosto 14, 2009

CURSO PROINFO 100h

13 de agosto de 2009

Ontem participei do curso com a turma B - quinta-feira. Obrigada pela acolhida.


Iniciamos o curso conhecendo o Wikcionário. Em grupos escolhemos 5 palavras e desafiamos o outro grupo a descobrir o significado das palavras, assim como o outro também nos desafiou. Foi muito divertido tentar imaginar o que uma palavra que nunca ouvimos significa, claro que nenhum grupo acertou. Esta brincadeira pode ser realizada com nossos alunos, tenho certeza que eles irão adorar.


Depois a Adriana mostrou o DOMÍNIO PÚBLICO e O PORTAL DO PROFESSOR, dois sites criados pelo MEC, que tem conteúdos interessantes para o professor utilizar.

No PORTAL DO PROFESSOR tivemos que escolher uma aula e mostrar para o outro grupo o seu conteúdo e como trabalhar com o aluno. Os dois grupos apresentaram aulas interessantes: Gripe H1N1 e Lixo, reciclando e reutilizando. Estas aulas encontram-se no site.

No DOMÍNIO PÚBLICO pesquisamos sobre um texto, sendo que o banco de texto deste site é muito grande, cada um achou um texto que lhe agradasse.

Foi muito interessante...