quarta-feira, julho 29, 2009

CURSO PROINFO 100 HORAS

28 de julho de 2009

As terças-feiras fazemos o curso PROINFO 100h, com a orientação da ADRIANA BRAGA e apoio do Thiago Tecedor. Neste curso estamos estudando sobre as TICs, aprendendo a utilizar os recursos tecnológicos na educação. Está sendo muito bom e interessante, a cada encontro discutimos e aprendemos novas maneiras de trabalhar com estas informações. A participação de todos e o interesse cresce a cada encontro, sem contar que não podemos esquecer das lições de casa, muito importantes para nosso aprimoramento na utilização dos recursos da internet.

CAPACITAÇÃO DO INSTITUTO NOVA

27 de julho de 2009

Neste dia estive no Centro Tecnológico, na CMTECE, para participar da capacitação do Instituto Nova. Foi muito interessante conhecer a PROVA DIGITAL, uma prova que os professores podem utilizar para que seus alunos testem seus conhecimentos e se apropriem da prova com alternativas, utilizando o computador para a realização da mesma.

Gostei bastante e vou incentivar os professores a criarem suas provas.
Valeu Marcia Adriana e Everton sobre as orientações.

terça-feira, julho 28, 2009

Aprendendo com as TICs

Hoje a postagem vai ser diferente, pois minha amiga Teka abriu um espaço para mim no seu blog. Meu nome é Cristiane, leciono na E.M. Elga Reis. Eu, junto com minhas colegas de curso: Arliete, Marilda e Elena estamos participando do Curso Proinfo 100h com a tutora Adriana Moraes Braga e Thiago Tecedor.Nossa tarefa é justamente mostrar aos nossos colegas um BLOG. A atividade foi muito interessante, pois tivemos a oportunidade de conhecer um novo ambiente de comunicação.

sábado, julho 25, 2009

CURSO E.M. LEONOR - SÁBADO

25 de julho de 2009

Um frioooooooo, uma chuvinha que teimava em não parar neste sabadão!!! Mas mesmo assim os professores compareceram ao primeiro encontro deste segundo módulo. Que bom!!! Trabalhamos, também, com o KID PIX e, novamente, muita descontração e risadas com o que era montado por eles. Valeu, até o próximo sábado, espero que sem chuva!!!

CURSO - E.M. LEONOR - QUINTA-FEIRA

23 de julho de 2009

Mais um início de curso com a turma B - Alguns professores novos nesta turma, do ano anterior. Sejam todos bem-vindos. Vimos também o KID PIX. É muito gostoso ver os professores se divertirem criando seus cenários, personagens e histórias. Tenho certeza que eles aproveitaram bastante o conteúdo deste software.

quinta-feira, julho 23, 2009

INÍCIO DO CURSO "TECNOLOGIAS DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL" - MÓDULO II

22 de julho de 2009

Iniciamos mais um curso na Escola Municipal Professora Elga Reis.

Neste primeiro encontro vimos o software KID PIX. As professoras exploraram todos os recursos e puderam conferir algumas atividades que podem fazer com seus alunos.










VISITA NA E.M. R. JOSÉ TEIXEIRA ROSAS

22 de julho de 2009


Ontem fui à escola, devo confessar que mesmo com tanto tempo de prefeitura nunca havia estado lá!
Peguei o ônibus da prefeitura, que leva os professores, funcionários, diretora e alunos. Estava um pouco apreensiva com a estrada, pois não gosto de aventura e esperava uma viagem neste estilo. Para minha feliz surpresa a viagem foi ótima, chegamos mais rápido do que imaginava e fui muito bem recebida pela diretora e professores. O que vi foi uma escola muito gostosa para trabalhar!
A diretora Izabela me mostrou toda a escola e seu funcionamento.
Obrigada a todos pela acolhida, tenho certeza que iremos fazer um bom trabalho juntas, tornando a informática educacional mais um meio importante para a aprendizagem de todos, alunos e professores.
As salas de 5ª a 8ª séries são ambientes.
Esta é a sala de Ciências, os alunos estavam trabalhando sobre o sistema circulatório, construindo um cartaz utilizando canudinhos. A professora Carol também me mostrou o aquário que tem na sala, inclusive com uma maternidade. Achei tudo muito interessante. Parabéns!



Sala de Língua Portuguesa, professora Thaís.







Sala de História e Geografia, professa Alda.








Sala de Matemática, professor Venceslau.








Sala de Inglês e Artes, professor de Inglês Educardo e de Artes Maricleia.




As salas do fundamental I são muito charmosas e decoradas com muito carinho pelas professoras.


Sala do 1º ano, professora Esmeralda.









Sala do 2º ano, professora Carla.








Sala do 3º ano, professora Fabrisa








Sala da 3ª série, professora Maria Célia.





Sala da 4ª série, professora Márcia.
No período da tarde as crianças participam de oficinas, que contam com a ajuda dos funcionários e também da professora substituta Elisa, das estagiárias Juliana e Edileusa (da informática), das auxiliares Thamis e Daniela e do professor de Educação Física Doniseti. Não esquecendo da coordenadora Josiane, que sempre está atenta a tudo que acontece.

AULA NA E.M. HARRY FORSSELL

20 de julho de 2009

Após o recesso volta às aulas!
Neste dia pude participar da aula da professora Regina, 3ªD. Os alunos fizeram o jogo da BATALHA NAVAL, com bastante entusiasmo e participação de todos. Alguns alunos não conheciam o jogo e pude ver a alegria deles a cada "navio" atingido.

terça-feira, julho 07, 2009

AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVEM E ADULTO - E.M. FILOMENA

06 de julho de 2009

Na noite de ontem estive na escola para conversar com as professoras da EJA, aproveitando o momento pude ver alguns alunos utilizando o laboratório de informática. A professora Elza, do T1 e T2, deu pequenos textos para que os alunos pudessem digitar. Foi a primeira vez que eles utilizaram este recusro e, devo confessar, foi emocionante vê-los fazendo isto, descobrindo uma nova possibilidade de escrita. Uma das alunas, ao final da aula disse: "É melhor que escrever de lápis!".

No início eles tiveram medo, receio de mexer no teclado. Falamos que não precisavam ter pressa, que quanto mais fazemos, mais vamos nos acostumando com o lugar das letras e a digitação vai ficando melhor.


FOI MUITO GRATIFICANTE E EMOCIONANTE TER PARTICIPADO DESTA AULA.