sexta-feira, junho 26, 2009

AULA NA E.M. LEONOR MENDES DE BARROS

26 de junho de 2009

A aula de hoje foi da professora Sara/3ºC. Os alunos conheceram o BATALHA NAVAL. Muitos não conheciam o jogo e ficaram bem animados e preocupados em acertar. Foi muito interessante observar como eles estavam descobrindo o jogo e, o principal, gostando do que estavam fazendo. Ao final da aula ficaram tristes, mas tiveram a promessa de voltar, na próxima aula, e continuar o jogando.

AULA NA E.M. FILOMENA DIAS APELIAN

25 de junho de 2009
A aula de hoje foi da Professora Wanda, que estava substituindo na 3ª B. Os alunos seguiram o cronograma da professora, como a professora da sala já havia deixado o plano de aula pronto, a aula foi dada normalmente: DIREÇÕES E GRANDEZAS - quebra-cabeça. Todos estavam muito compenetrados, participando com bastante entusiasmo.

terça-feira, junho 23, 2009

AULAS NA E.M. HARRY FORSSELL

19 de junho de 2009

Neste dia observei duas aulas muito interessantes do Fundamental II. A professora Luciene, de matemática, estava com a turma da 7ª A fazendo pesquisa sobre Polinômio. Os alunos pesquisaram e copiaram a fórmula, todos estavam compenetrados no trabalho.









Outra aula foi da professora Vanessa, de Língua Portuguesa, que estava com a turma da 8ª C. Estes alunos estão fazendo um projeto sobre o meio ambiente e nesta aula estavam criando histórias em quadrinhos. Foi muito bom ver o interesse dos alunos e a concentração deles.



quinta-feira, junho 18, 2009

AULA NA E.M. MARIA CRISTINA

18 de junho de 2009

Hoje assisti a aula da 2ª A, que estava com a Professora Substituta Fernanda. Os alunos, muito participativos e compenetrados, fizeram atividades de contagem e adição. Foi interessante ajudá-los a "pensar" sobre o assunto.

AULA NA E.M. EUGÊNIA PITTA

17 de junho de 2009

Neste dia dei aula para os alunos da professora Fátima, 2º B. Os alunos fizeram o jogo da memória CORES E FORMAS. Os grupos foram divididos pelos próprios alunos. Lancei um desafio para eles: qual grupo conseguiria avançar mais nas fases. Eles se empolgaram bastante, levando a sério o desafio, queriam sempre estar à frente do outro grupo. No início aqueles que não gostam de trabalhar em grupo, ou seja, são mais individualistas, não queriam ajudar os colegas, mas ao perceberem que seu grupo não estava indo muito bem, resolveram dividir os conhecimentos.

Ao final do tempo da aula, conversamos sobre a questão do trabalho em grupo e da participação de todos. Foi bem interessante.

quarta-feira, junho 17, 2009

AULA NA E.M. MARIA CRISTINA

17 de junho de 2009


Hoje observei a aula da professora Flavia, 3º B. Os alunos estavam jogando forca e palavras cruzadas. Alguns alunos também estavam jogando o jogo das sílabas, foi legal observar a descoberta dos alunos a cada palavra formada e a alegria que eles ficavam.

AULA NA E.M. FILOMENA DIAS APELIAN

16 de junho de 2009

Na aula de hoje a professora Taís, 3º A, iniciou com os alunos a atividade de reconhecimento de letras. Depois de algum tempo passamos para o jogo DECIFRANDO. Neste jogo cada aluno tinha que colocar a letra inicial do desenho e formar uma palavra. Foi bem empolgante a atividade.

segunda-feira, junho 15, 2009

AULA NA E.M. HARRY FORSSELL

15 de junho de 2009

A aula que participei hoje foi da professora Magali - 3ª D. Ao entrar na sala a professora separou os grupos e deu um papel e lápis para cada um (grupo). Os alunos escreveram os nomes e iriam registrar a palavra que eles tinham que adivinhar no jogo FORCA. Foi uma aula bem interessante, que a participação dos alunos foi excelente. Os alunos vibravam a cada acerto. A professora irá utilizar as palavras para fazer atividades em sala de aula.

AULA NA E.M. EUGÊNIA PITTA

15 de junho de 2009




Hoje participei de mais duas aulas na escola, a primeira da professora Isilda -2º e 3º anos, que deu Matemática. Os alunos gostaram do jogo MATRIZ LÓGICA.





A outra aula foi da professora Lucila - 1º A, que trabalhou com a Mesa Alfabeto. Os alunos tinham que decifrar o desenho e qual era a primeira letra de cada um, para formar uma palavra. Foi bem agitada a aula, mas valeu a pena.

quarta-feira, junho 10, 2009

REUNIÃO COM AS PROFESSORAS DO EJA

08 de junho de 2009

Neste dia conversei com algumas professoras do EJA sobre a informática educacional e todas as possibilidades que os alunos podem ter no laboratório. O ponto principal é ter contato com esta tecnologia, que muitos não tem, por ser um instrumento "novo" para eles.

Além dos softwares, que podem os ajudar no aprendizado, tem também o contato com a pesquisa, novas descobertas na internet, troca de email entre os alunos, dentre tantas outras possibilidades que o computador pode oferecer.

Espero poder contar com as professoras para utilização do laboratório, despertando nos alunos o interesse por este novo mundo, dando a eles a oportunidade de que necessitam para se tornarem cada vez mais inseridos no mundo "virtual".

sexta-feira, junho 05, 2009

AULA NA E.M. HARRY FORSSELL

05 de maio de 2009

Hoje presenciei os alunos da 7ª A no laboratório. No início eles estavam trabalhando com multiplicação e divisão, jogando bingo. Após algum tempo dei a eles outro desafio, jogar o ZOOMBINIS. Eles gostaram e ficaram tristes com o final da aula.


quinta-feira, junho 04, 2009

PESQUISA NA E.M. MARIA CRISTINA

04 de junho de 2009

Hoje, na escola, os alunos da professora EriKa/3ªD, vieram ao laboratório munidos das apostilas sobre o Meio Ambiente e realizaram uma pesquisa na internet, para poderem responder algumas questões. Eles realizaram em duplas esta pesquisa, com bastante autonomia e interesse. Parabéns para eles e para a professora, pela grande ajuda que está dando aos seus alunos, incentivando a pesquisa.

AULA NA E.M. WALTER ARDUINI

29/05/09

Hoje assisti uma aula sobre ortografia, a professora Márcia/3ªA, utilizou o Letroca, um site muito interessante. As crianças adoraram e ficaram encantadas a cada conquista.

Outra aula gostosa foi da professora Gracianny/2º A. Os alunos estavam trabalhando a construção da escrita, utilizando a Mesa Alfabeto.